Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

09 de Setembro de Dois Mil e Vinte Um ... Uma data muito especial para o CEDEDICA

14/09/2021


O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, sem fins lucrativos, que nasceu inspirado e amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA em 21 de setembro de 2005. Entidade que surgiu para ajudar os adolescentes em conflito com a lei a superar a prática da infração, dando-lhes oportunidades de reinserção social e continuidade de seguimento a um futuro promissor. Muito aprendizado se teve desde o início das atividades do CEDEDICA durante todos estes anos de construção de história.



Atualmente o CEDEDICA executa as Medidas Socioeducativas em meio aberto de prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida além de medidas protetivas. Realiza atividades com adolescentes em conflito com a lei e também com jovens voluntários oriundos da comunidade.



Junto ao Conselho Comunitário Pró - Segurança Pública - CONSEPRO - o CEDEDICA faz a seleção e encaminhamento de jovens ao primeiro emprego. Além disso, atende gestantes, crianças e famílias que estão inseridas no Programa Primeira Infância Melhor. 



Todas as atividades desenvolvidas pelo CEDEDICA são realizadas por profissionais qualificados e especializados. A Entidade dispõe de serviços e atendimentos nos setores de psicopedagogia, psicologia, assessoria jurídica e assistente social.      São oferecidos espaços de aprendizagens aos jovens através de Projetos Profissionalizantes e Oficinas Pedagógicas de artesanato, esportes, informática, horta, monitoramento e música.                



Salienta-se que em 2005, quando do início das atividades, somavam-se muitos processos em andamento e sem execução e, durante estes quase 16 anos de atividades já perpassaram pela Entidade cerca de 1400 adolescentes em cumprimento de MSE e tantos outros em atividades voluntárias.  



No dia 09 de setembro, mesmo em momento de pandemia e cercado de cenário restrito, com respeito a todos os protocolos de saúde, e com uma parcela representativa da rede de atuação junto ao CEDEDICA, foi inaugurada a nova sede da Entidade.



A primeira sede do CEDEDICA localizou-se na Rua Dona Laura, n° 56. Com a ampliação dos serviços mudou-se para a Rua Teodoro Camargo, 424. Havendo o constante auxilio e receptividade da comunidade, baixos índices de reincidência, apoio do Poder Público Federal, Estadual, Municipal; Apoio do Poder Judiciário, Ministério Público, Delegacia de Polícia, Justiça do Trabalho, demais órgãos, bem como dos meios de comunicação, o CEDEDICA estendeu suas raízes e passou a ser reconhecido.



 No ano de 2015 o CEDEDICA recebeu concessões de direito real de uso de dois terrenos localizados nos fundos da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul – UERGS para a construção da sede própria. Desde então, muitos projetos foram realizados, porém, quando muito próximo de execução, em 01 de junho de 2017 veio a acontecer um trágico incêndio no Asilo Santa Isabel, e prontamente o CEDEDICA transferiu esse sonho em benefício ao amparo dos idosos.



Com o passar do tempo, foi possível replanejar a tão sonhada arquitetura da sede, mas quando o projeto estava prestes a ser executado, em razão das exigências legais, a Associação Vacariense de Auxílio aos Necessitados – AAVAN- necessitou readequar o seu espaço, e para isso fora necessário que o CEDEDICA realizasse a cedência da concessão dos dois terrenos localizados nos fundos da UERGS para a construção em prol às crianças abrigadas.



Contudo, ESPERANÇA E RESILIENCIA são palavras chaves que definem a EQUIPE CEDEDICA, e assim, o sonho continuou.



E, foi no ano em que o CEDEDICA comemorou 15 anos de atividades, em 2020, que no dia 17 de agosto, recebeu a FELIZ notícia: o imóvel, localizado na Rua Flamino Moreira, 92, de patrimônio da UNIÃO, com área de 470 m², no qual funcionava a Justiça do trabalho fora documentalmente, conforme sua clausula terceira, transferido para o Município de Vacaria para a implantação do CEDEDICA. 



A conquista da sede própria foi um grande desafio; as reformas ficaram todas a cargo do CEDEDICA, o qual não mediu esforços com aplicações de recursos oriundos exclusivamente das doações da comunidade, economias reservadas durante estes quase 16 anos. Para a execução das Medidas Socioeducativas, o prédio necessitou planejamento, readequações de encanamentos, telhados, banheiros, paredes, pinturas, pisos, entre outros. É visível que muito há ainda para se fazer; os móveis da instituição que se localizava na antiga sede foram todos reaproveitados e alguns espaços, ainda necessitam de mobiliários.



Muitas pessoas auxiliaram no desenvolvimento deste grande projeto, e somente com o engajamento de todos foi possível, no dia 09 de setembro de 2021, oficializar a inauguração das novas instalações da Entidade.



Temos muito a agradecer a todas às pessoas e órgãos que direta ou indiretamente contribuíram positivamente para a construção da história do CEDEDICA e auxiliaram no desenvolvimento deste grande feito, em especial, destacamos os idealizadores do CEDEDICA: Dr. Luís Augusto Gonçalves Costa e Dr. João Batista Saraiva, e em nome de todas as crianças, famílias e adolescentes, razões das nossas atividades, enfatizamos que somos fruto de suas sabedorias.



É correto, também  que os colaboradores são os nossos braços que alcançam a linha de ponta e se dedicam diariamente ao bem estar do público atendido, por isso, nossa gratidão a toda a Equipe de funcionários, colaboradores, Oficineiros e voluntários que fazem parte do CEDEDICA realizando a execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, e que atuam com a primeira infância.



Todos juntos, mais uma vez refirmamos nosso compromisso diante desta causa tão nobre que é o trabalho em prol à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.



            # DIRETORIA EXECUTIVA – 2019-2023



 


Mais Fotos

Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA