Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

Artesanato e materiais recicláveis uma perfeita união

30/11/-0001


 



MATERIAIS RECICLADOS COMO INSTRUMENTOS DIFERENCIAIS NO APRENDIZADO DO ARTESANATO NO CEDEDICA.



 



  Falar de artesanato é falar de cultura, e a cultura é construída no meio em que vivemos. A arte, fruto singular de nossas ideias e vivências, é influenciada pelo meio e nele atua como agente transformador. No contexto da educação ambiental, o artesanato é um instrumento fundamental, tendo em vista sua capacidade de levar o indivíduo a uma reflexão de ideias e o despertar habilidades.



 



  Para trabalhar o artesanato com o uso de reciclados em sala de aula existem várias estratégias metodológicas e uma delas são as oficinas de reciclagem e reutilização. Segundo Souza (2005) ao usar os resíduos sólidos como matéria–prima para confecção de novos materiais, devemos ter em mente o valor do trabalho com as mãos, a consciência de fazer para aprender, a criatividade, a criticidade e a reflexão sobre o material que está sendo trabalhado. Ao trabalhar com o lixo reciclável produzindo peça artesanais, há diminuição do impacto ao meio ambiente dentre outros fatores, como também, a possibilidade de gerar renda e assim criar subsídios futuros com esse aprendizado.



 



Para Lowenfeld e Brittain (1970), o crescimento mental de um indivíduo depende da relação rica e variada que mantém com o meio que habita, sendo estes os ingredientes básicos que alimentam a criação artística.



 



“Um dos ingredientes básicos, de uma experiência artística criadora, é a relação entre o artesão e o seu meio. Pintar, desenhar, recortar, costura ou construir são processos constantes de assimilação e projeção: absorver através dos sentidos uma vasta soma de informações, integrá-las no eu psicológico e dar uma nova forma aos elementos que parecem ajustar-se às necessidades estéticas do artesão nesse momento”



 



 



  Segundo a artesã Ângela Boeira, Instrutora da Oficina de Artesanato no CEDEDICA, com materiais recicláveis, como por exemplo a confecção das rosas com filtros de café, os alunos adquirem maior conhecimento sobre o meio em que vivem, tendo atitudes mais responsáveis e aflorando a criatividade.



 



 


Mais Fotos

Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA