Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

CEDEDICA: Informática Educativa

18/05/2019


CEDEDICA: Informática Educativa



      Uma das oficinas pedagógicas que o CEDEDICA dispõe é a oficina de informática. Nela, os adolescentes além aprendizado em tecnologia, desenvolvem habilidades, escrita e interação.



        A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no  meio social vem aumentando. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.



     Nesse contexto, trabalhar com computadores não significa apenas inserir computadores e deixar os alunos utilizando determinado programa educativo ou pesquisando na internet. Na verdade, o computador surge como uma ferramenta de auxílio ao trabalho do professor e para que isso ocorra é preciso que haja no ambiente um profissional qualificado tecnicamente e pedagogicamente, além de um plano metodológico que seja contextualizado.



      O computador é uma máquina que dispõe de uma ampla quantidade de programas sendo capaz de realizar um grandioso número de tarefas o que contribui ao processo de ensinoaprendizagem. Assim a tecnologia é definida como a expressão material de um processo que se manifesta através de instrumentos e máquinas, dentre outros, cuja suposta finalidade é melhorar as condições da vida humana. Portanto, está intimamente ligada ao progresso humano em suas várias áreas de atuação e conquistas materiais.



     Pode-se dizer que quando o aluno interage diretamente com o computador, ele consegue desenvolver o seu raciocínio, pois, o computador é um meio, entre outros, que oferece oportunidade de concentração e auxilia na parte cognitiva, enriquecendo a construção da aprendizagem.



     O grande objetivo do uso da informática como instrumento de ensino é buscar alternativas que possibilitem mais qualidade ao processo educativo. O computador deve ser utilizado da forma mais adequada possível para que o aluno além de aprender os vários recursos da máquina, também possa construir o seu próprio conhecimento durante as aulas.



     Muitos são os aspectos positivos da inclusão digital, hoje usam -se sites de buscas para elaboração de trabalhos escolares. É interessante que os alunos saibam usar por exemplo: uma ferramenta de edição de texto, planilha de excel, paint, editor de fotos, entre outros.



   Tendo conhecimento mais aprofundado desses programas  haverá o, enriquecendo do trabalho escolar, trazendo benefícios individuais, como aprimoramento da escrita, leitura e a interpretação textual.



    Outro aspecto positivo, que se pode perceber é em relação ao mercado de trabalho, que atualmente exige conhecimentos básicos em relação a informática, bem como, a construção e apresentação de um bom currículo.



     Acredita-se que o aprendizado do básico da informática, incentiva a trilhar uma jornada profissional dentro dessa área. Afinal a informática é como uma árvore, onde os galhos são as diversas possibilidades.



     O objetivo maior de relacionar a educação com a informática é, possibilitar um mundo digital sem deixar o conhecimento de lado, é fazê-lo buscar mais informações sobre as tecnologias e assim possibilitar que ele use os diferentes tipos de ferramentas dos programas para aumentar seus conhecimentos e possibilidades, para isso, nós educadores temos a missão de além de transmitir o nosso saber, estimula-los a explorar outros galhos dessa árvore digital que é a informática, dando ênfase a um ensino mais eficaz, reflexivo e com maior participação e interesse dos alunos no contexto escolar.



_____________________________________Thais de Oliveira Denardi



                                                            Instrutora de Informática Educativa



Fonte: Jornal Correiro Vacariense; Sábado 18 de maio de 2019. 



 



 


Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA