Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

De mãos dadas: cultivando a empatia e a solidariedade

31/05/2021


Uma embalagem de leite longa vida é classificada porque veda e impede o alimento de ter contato com a água, ar, luz e microrganismos proporcionando mais conservação. Segundo pesquisas, estas embalagens são compostas por 5% alumínio, 20% plástico, e 75% papelão e para o meio ambiente representa um grande problema já que sua decomposição pode durar em média até 100 anos. Mas, justamente por sua composição, estas embalagens possuem isolamento térmico e podem reduzir a temperatura ambiente em até 8 graus, argumento suficiente para serem transformados em revestimentos. Assim, simples lâminas “Caixas de Leite” podem passar ao patamar de “Papel de Parede”. 



Moradias de madeira com frestas e buracos mais suscetíveis a intempéries recebem lâminas produzidas com caixas de leite vazias, as quais são flexíveis e de fácil manuseio, que cobrem as paredes, protegendo os moradores do frio, da umidade e refrescando o ambiente no calor.  



O Projeto Piloto: “Cecy, Reciclando e Aquecendo com Amor” foi desenvolvido e inspirado em ações realizadas em outros municípios e estados, sendo idealizado em nosso município pela professora Josiane Regina Telles Basso e pela funcionária Solange Bizotto da Silva. Ambas, vice-diretora e merendeira, que com o apoio da direção e demais colegas da escola, estão conseguindo realizar o sonho de auxiliar famílias carentes. 



A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil Cecy Sá Brito se localiza no Bairro Haidêe, Km 05. Algumas casas já receberam o isolamento térmico produzido pela comunidade escolar. A Coordenadora do Projeto profa. Joseane diz “aqui ensinamos a pescar” cada morador contribui auxiliando na coleta, higienização de caixas e aplicação das lâminas nas paredes”.  



Levantamentos estão sendo feitos, e uma a uma, todas as residências vulneráveis poderão ser contempladas, podendo esta ação ser ampliada a outros bairros, bastando apenas haver solidariedade e mobilização. 



No início deste mês, a equipe do CEDEDICA visitou o projeto “Cecy, Reciclando e Aquecendo com Amor”, o qual os encantou. Foi constatado que residências consideradas vulneráveis com problemas de frestas e buracos por onde entra vento, chuva e insetos tiveram as necessidades sanadas. Moradores relataram que houve uma melhora bastante significativa e contaram o quanto mudou: “o ambiente ficou mais agradável e quentinho, agora eu gosto da minha casa”. Verificou-se que após a realidade transformada, o resultado é gratificante tanto por quem auxilia quanto aos que recebem o benefício. 



A Sra. Eliane Risson Santos, Vice-presidente e psicopedagoga do CEDEDICA relata que, com intuito de ampliar estas ações e tendo como meta auxiliar a revestir, multiplicar e contribuir com o melhoramento da saúde e qualidade de vida das pessoas, o CEDEDICA propôs o Projeto “De Mãos Dadas Cultivando a Empatia e a Solidariedade” para que junto à Escola Cecy buscasse parceiros. A Equipe CEDEDICA/PIM já está auxiliando, recortando as caixas de leite; a D`Couro confecções disponibilizou uma máquina para a costura das lâminas para este inverno, o CONSEPRO contribuiu com alguns materiais, os meios de comunicação e o Sindilojas estão se mobilizando para a propagação desta ideia e todos juntos convidamos VOCÊ para seguir em parceria nesta missão. Muito há para se fazer, pois a linha de produção do isolante térmico consiste em higienizar, abrir as caixas e separar por marcas e cores, cortar com guilhotina ou tesoura grande, e só após mãos ágeis unem as caixas através de costura com grampeadores ou máquina de costura apropriada, formando as placas de revestimento para as residências.   



É correto lembrarmos que o tempo não espera ninguém. O inverno é rigoroso no nosso município e somente de mãos dadas poderemos transformar ou amenizar o sofrimento de muitas pessoas. Engaje-se! 



Você poderá auxiliar, mesmo de casa, participando da linha de produção solidária do projeto através de: 



# realização de atividade voluntária;  



# fazendo reciclagem direta através de coleta e encaminhamento de caixas higienizadas, pois só o que está limpo pode ser cortado e manuseado para depois ir para a costura e formação das lâminas de isolamento térmico;  



# livrando o meio ambiente de um produto de alta durabilidade;  



#disponibilizando materiais (grampeadores, grampos,..) para a produção do isolante térmico; 



# cultivando a solidariedade e a empatia. 



yes   Pontos de Coleta...Quer saber mais?  



EMEF/EI Cecy Sá Brito Fone: 32328380 



CEDEDICA 32328324 


Mais Fotos

Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA