Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

DESEMPENHO DA AGILIDADE NA ADOLESCÊNCIA

09/03/2023


O educador físico Vinicius Freitas atuante na Oficina de Esportes do CEDEDICA explica que a agilidade desenvolve-se por meio de exercícios que exigem uma inversão rápida dos movimentos com participação de todo o corpo, a agilidade é a movimentação do corpo no espaço, ou seja movimentos que incluam troca de movimento e direção. Para os adolescentes, o treinamento da agilidade é ótimo para melhorar os níveis de habilidade



O treino de agilidade pode ajudar a melhorar os seus reflexos, concentração, equilíbrio, coordenação e consciência neuromuscular. Isso significa que você terá maior conhecimento e controle do próprio corpo. Melhora o tempo de reação e ajuda o corpo a responder mais rapidamente a diferentes situações; ajuda na diminuição do risco de lesões; aumenta a eficiência de desempenho, velocidade e equilíbrio.



A agilidade se refere à capacidade de um jovem mudar de direção de forma rápida e eficaz, mover-se com facilidade em atividades no cotidiano, a agilidade é uma variável neuro-motora caracterizada pela capacidade de realizar trocas rápidas de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade de todo corpo ou parte dela.



     Portanto a agilidade é a capacidade de mudar de direção rapidamente. Ela é dependente da velocidade e da força. É muito utilizada nos esportes coletivos e individuais. Assim sendo, os benefícios fisiológicos de exercícios físicos realizados de forma regular e programada resultam em adaptações do organismo, de modo a trazer benefícios à saúde e, consequentemente, um aumento nos complementos das capacidades físicas.



 


Mais Fotos

Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA