Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

Eliane Risson dos Santos - Presidente do CEDEDICA

01/10/2018


 



            O CEDEDICA – Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que nasceu inspirado e amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA em 21 de setembro de 2005, para executar medidas socioeducativas e atender em meio aberto os adolescentes em conflito com a lei. A partir da idealização do Dr. Luis Augusto Gonçalves Costa, Promotor de Justiça, e do Exmo Sr. Dr. João Batista Saraiva, Juiz de Direito, constituiu-se uma ONG alicerçada em princípios embasados no Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo Ângelo. Pessoas engajadas nesta causa formularam o estatuto e o CEDEDICA transformou-se em uma organização consistente, comprometida e reconhecida.



            Tem como primazia a defesa dos direitos da criança e do adolescente com articulação às políticas públicas capazes de fomentar programas de prevenção a essa temática.  



            Atualmente o CEDEDICA executa as Medidas Socioeducativas, em meio aberto de prestação de serviço à comunidade e liberdade assistida. Medidas protetivas são executadas quando há solicitação do Ministério Público e Poder Judiciário.  



            O público alvo atendido pelo CEDEDICA são os adolescentes infratores, encaminhados da seguinte forma: Prática do Ato Infracional, Delegacia de Polícia, Audiência de Apresentação na Promotoria de Justiça – Curadoria da Infância e Juventude, Juizado da Infância e Juventude e CEDEDICA.



            Muitos são os atos infracionais, entre outros se destacam o tráfico ilícito de drogas, estupro, furto, lesão corporal e ameaça.  



            De segundas às sextas-feiras são realizados atendimentos Psicológicos, Psicopedagógicos, Serviço Social e Assessoria Jurídica; aos sábados sob a orientação de um instrutor as atividades se realizam na Guarda Municipal com alguns adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade e que não dispõe de horários em dias da semana.



            O CEDEDICA oferece Oficinas Pedagógicas. Através do Projeto: “CEDEDICA para a Vida são realizadas as oficinas de Informática, Horta, Esportes, Música e Artesanato. Também participam ativamente um grupo de Senhoras voluntárias com ensinamentos de atividades artesanais. Dispõe-se na Entidade de um Projeto Permanente: “Grupo Temático Interdisciplinar: adolescer saudável” que trata de assuntos relevantes da fase da adolescência e conta com profissionais de diversas áreas do conhecimento que palestram voluntariamente.



            O CEDEDICA colabora com o Programa PIM – Primeira infância Melhor e atua no Projeto do Primeiro Emprego da Zona Azul do Estacionamento Rotativo Pago, em parceria com o Conselho Municipal Pró Segurança Pública - CONSEPRO, realizando o trabalho de processo seletivo dos adolescentes, acompanhamento psicoterápico e pedagógico quando necessário, bem como o acompanhamento do setor de serviço social às famílias destes.

            As reuniões de diretoria e multidisciplinares de equipe são efetivas e norteadoras para análise, estudos de casos e encaminhamentos.



            Com a qualidade dos serviços oferecidos, espera-se continuar contribuindo gradativamente para a redução da criminalidade e violência, e continuar proporcionando a ressocialização, o aumento de expectativas e oportunidades aos jovens atendidos.



            Todo esse trabalho só é possível a partir da integração da sociedade, por isso, nosso reconhecimento e gratidão a todos que direta ou indiretamente nos dão suporte e acreditam nesta tão nobre causa que se refere à criança e ao adolescente. 



            Você pode colaborar com o CEDEDICA através de doações e também através da dedução do Imposto de Renda:



            Para abater do Imposto de Renda o as doações já podem ser realizadas tendo  prazo até o último dia útil de dezembro. É preciso optar pelo formulário completo do Imposto de Renda. O contribuinte físico pode doar e deduzir até 6% do imposto devido. Para pessoa jurídica a dedução é limitada em 1% do imposto devido.



            Como proceder para fazer a destinação e a comprovação da doação? O contribuinte deve apurar o valor da doação junto ao seu contador e solicitar ao CEDEDICA que gere e envie o boleto.



            Após o depósito efetuado o contribuinte deverá apresentá-lo ao CEDEDICA e solicitar a emissão do recibo de doação.



 













 

 










Através do fone 32328324, você poderá obter maiores informações, para verificar a melhor forma de concretizar este apoio.



R. Teodoro Camargo,424 – Centro.



 






 



Eliane Risson dos Santos



Presidente do CEDEDICA


Mais Fotos

Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA