Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

Faça Bonito Você também! Somos todos responsáveis pela proteção da infância e da adolescência

17/05/2025


A presidente do COMDICA, Sra. Eliane Risson dos Santos relata que o mês de maio está direcionado à cor laranja com objetivo de conscientizar, mobilizar, sensibilizar e informar toda sociedade sobre a prevenção e enfrentamento à violência e abuso sexual infanto-juvenil.


18 de maio foi uma data escolhida como dia nacional da mobilização contra a violência sexual, pois nesta data, no ano de 1973, na cidade de Vitória ES, houve um crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”, onde uma menina de apenas oito anos de idade foi raptada, drogada, estrupada, morta e carbonizada. 


Neste ano de 2025 registra-se o 25º ano da mobilização em torno da data e proteger nossas crianças e adolescentes é um dever coletivo, o qual está previsto no artigo 227 da Constituição Federal de 1998. 


O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente CEDEDICA também defende esta causa e com apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo realizou no dia 15.05, as 14h um ato simbólico montando um JARDIM DE PROTEÇÃO INFANTO-JUVENIL no canteiro Central da Praça Daltro Filho. Os jovens inseridos em atividades no CEDEDICA em conjunto com a equipe técnica de atendimento participaram neste mês de maio de rodas de conversas com o referido tema, adquiriram informações e dicas valiosas no quesito prevenção e denúncia e customizaram gerberas, flores em EVA a serem fixadas no canteiro. A gerbera é o símbolo oficial da campanha FAÇA BONITO, nas cores amarela e laranja, a qual representa no mês de maio, a esperança e a proteção das crianças e adolescentes.


Conforme a coordenadora do CREAS Sra. Mariele Reschke Velsch no nosso município, no ano de 2024 foram atendidos pela psicóloga  Marta Kramer Silveira Castro 104 casos, com os seguintes dados referenciais de tipificação de violências: abuso sexual, violências físicas, psicológicas, negligencia, maus tratos, assédio sexual; alguns casos foram atendidos por serem buscados espontaneamente os serviços, outros encaminhados pela Delegacia de Proteção a Grupos Vulneráveis, coordenadoria da mulher, 2ª Vara Criminal, Conselho Tutelar, Villa Divina Providencia e Ministério Público, sendo que neste ano de 2025 até a presente data, já se somam mais 28 novos casos.


Eliane Risson dos Santos, presidente do COMDICA e vice-presidente do CEDEDICA pontua que que além dos dados serem alarmantes, e frequentemente acontecerem em ambiente intrafamiliar, por parentes ou amigos próximos das vítimas, o que motivou o CEDEDICA a realizar esta ação social, chamando a comunidade a participar é o fato de podermos contribuir positivamente com a prevenção, uma vez q crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual podem apresentar traumas subsequentes irreversíveis para suas próprias vidas, inclusive tendo alto potencial de se estender as suas próximas gerações. Estiveram presentes neste ato várias pessoas, entre elas, representantes do COMDICA, CEDEDICA, AMMA,PIM, CONSELHO TUTELAR, CREAS, ONG PASSO AMIGO, SMAS, Secretaria Municipal de PLANEJAMENTO E URBANISMO, PREFEITURA MUNICIPAL e CMV.  Os alunos participantes da instituição AMMA foram representantes de todas as crianças e adolescentes do nosso município.

Mais Fotos

Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA