Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

Horta como cultivar

15/02/2022


Horta: Dedicação do cultivo em pequenos espaços.



 



Definimos horta como: terreno não muito extenso onde são cultivadas plantas que servem de alimento ao homem. Que é uma horta? Lugar onde se criam hortaliças e legumes. Nela também podem plantar-se temperos e ervas medicinais.



O que é uma horta quais tipos de hortas que existem?



 



horta doméstica é cultivada dentro de casa, no fundo do quintal ou até mesmo em vasos. É comum em pequenos espaços e pode inclusive aproveitar a ideia da horta vertical. Geralmente são cultivadas hortaliças comuns ao dia a dia, como a alface e o tomate ou até mesmo temperos para os alimentos.



 



Deseja montar uma horta orgânica sustentável! 



 



1.Escolha o local ideal para sua horta orgânica;



A horta não tem preconceitos e se encaixa em qualquer lar! Precisamos escolher um local com boas condições para o crescimento dos vegetais; para ter um projeto de horta orgânica em casa, é necessário que as plantinhas recebam sol direto por, no mínimo, seis horas por dia. Isso porque, diferentemente de outras plantas, os vegetais de uma horta necessitam de sol, e não de luminosidade. O calor também terá um papel fundamental no desenvolvimento de seus próximos alimentos.



2.Pense nas plantas que deseja;



Tente pensar nas coisas que você consome com frequência. Essa pode ser uma boa chance para, talvez, modificar seus hábitos alimentares. A seguir, veja algumas dicas de vegetais populares para a horta orgânica.



 



Hortaliças condimentares 



O alho e a cebola, preferidos da culinária brasileira, também podem ser boas opções para aqueles que desejam saber como fazer horta orgânica em espaços pequenos!



Hortaliças folhosas 



Alface, rúcula, agrião, couve, chicória… Hortaliça folhosa é aquele tipo de alimento que não pode faltar em uma boa salada!



Hortaliças tuberosas



Batata, batata-doce, cenoura, beterraba… Esses são aqueles legumes que se adaptam bem a uma horta orgânica suspensa, no jardim, etc. Para as casas sem jardim, a boa notícia é que os tubérculos podem ser plantados em vasos grandes e amplos.



Hortaliças de frutos



Abobrinha, pepino, chuchu, tomate e outras delícias. Legumes deliciosos que vão enriquecer sua dieta. Precisam de um espaço maior e não se adaptam a vasos, devendo ser plantados diretamente na terra, apenas.



 



3. Principais cuidados com a horta orgânica



Ter uma horta orgânica pode ser o sonho de muitos. Um solo fofo e rico em nutrientes deixará seus vegetais saudáveis e saborosos! Para usar esses adubos, basta aplicá-los diretamente na terra, de acordo com a orientação do rótulo, e esperar a hora da colheita.



 



4. Controle diário é essencial para sua horta orgânica



Uma das partes mais delicadas desse processo é o controle de pragas e insetos. Por isso, é necessário conhecer alguns métodos para manter esses visitantes desagradáveis bem longe de sua horta.



 



 



Instrutora Lisiane Viaceli: “nas aulas de horta, dedico mostrar e incentivar que os alunos aprendam a cuidar das plantas, assim podendo ser no futuro, um instrumento de trabalho para eles”.



 



 



 



 


Mais Fotos

Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA