A musculação pode trazer benefícios para os adolescentes?
Quem responde é o Educador Físico Social do CEDEDICA, Vinícius de Jesus Freitas.
Sim. A musculação pode trazer benefícios para adolescentes incluindo o ganho de força. A musculação, ou treinamento resistido, envolve diversas variações de treinamento, utilizando pesos livres, fixos ou o próprio peso.
Atualmente, aceita-se o início precoce da musculação, mesmo em crianças antes da puberdade, desde que devidamente adaptada à criança.
Benefícios da musculação na adolescência:
• Ganho de força muscular, resistência e energia;
• Crescimento muscular e ósseo;
• Melhora da postura;
• Redução dos riscos de lesão em outras atividades e esportes;
• Conhecimento do próprio corpo;
• Socialização;
• Melhora da autoestima, uma vez que nota impactos positivos sobre o corpo;
• Aprendizado para traçar metas, desenvolvendo o foco para alcançar resultados;
• Desenvolvimento do gosto pelos exercícios físicos, desde que tenham aptidão e gosto pela atividade.
Na fase anterior à puberdade, quando a quantidade de testosterona no organismo ainda é baixa, o exercício resistido aumenta a força muscular, mesmo que não haja a chamada hipertrofia.
A atividade de musculação também reduz o risco de fraturas, devido ao aumento da resistência dos ossos. Outros benefícios incluem o aperfeiçoamento da coordenação motora e da execução de movimentos, além do estímulo à produção do hormônio do crescimento e da testosterona.
Os exercícios de musculação, quando prescritos na adolescência, com acompanhamento de um profissional e tomando todos os cuidados, favorecem o ganho nos índices de força e, o que deve ser buscado por essa faixa etária é a resistência de força. Este tipo de força deve iniciar com treino com cargas baixas, sendo possível um aumento gradual das cargas e o avanço do programa de treinamento sem nenhum tipo de risco ao processo de crescimento e desenvolvimento.
O CEDEDICA disponibiliza aos jovens, entre outras atividades, um espaço propício com aparelhos e mini academia juvenil.
Para jovens que praticam outros esportes, aliados à musculação, segundo o educador físico Vinicius, a força muscular é uma capacidade motora fundamental praticamente em todos os esportes, nesse sentido a musculação é um coadjuvante importante para o bom desempenho de atletas jovens.