Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

O PAPEL DO PSICÓLOGO JUNTO AO CEDEDICA

06/08/2021


A fase da adolescência é um período de descobertas, caracterizada por mudanças e conflitos em que o jovem passa pela transição entre a infância e a vida adulta. Nesta fase o adolescente está em formação física e moral e as relações muitas vezes são prioridade na busca de ser aceito em um grupo podendo, desta forma se inserindo a criminalidade e praticando atos infracionais.



As medidas socioeducativas são medidas aplicáveis a adolescentes autores de atos infracionais, através da sentença do Juiz da infância e juventude, que de acordo com ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), podem ser de advertência; obrigação de reparar dano; prestação de serviço à comunidade; liberdade assistida; inserção em regime de semiliberdade e internação em estabelecimento educacional. Também podem ser acompanhadas de medidas de proteção consistente como encaminhamento aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade; orientação; apoio e acompanhamento temporários.



O CEDEDICA - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, tem por objetivo a defesa dos direitos da criança e do adolescente, bem como, executar as medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviço à comunidade em meio aberto.



O psicólogo tem um importante papel a desempenhar na instituição, realizando o acompanhamento do adolescente, no cumprimento da medida socioeducativa do início ao fim.



A presença da família nesse processo terapêutico de autoconhecimento é de suma importância, para que o jovem tenha apoio ao buscar qualidade de vida, como educação, saúde, cultura e a possibilidade de afastar-se da criminalidade.



 A Psicóloga Ivânia Tarigo, atuante no CEDEDICA como coordenadora das medidas socioeducativas de Liberdade Assistida explica que a intervenção psicológica também auxilia o adolescente na conscientização sobre o ato infracional cometido, pois tem a oportunidade de reavaliar suas atitudes, recebendo acolhimento e encorajamento para desenvolver positivamente sua integridade física e moral.



 


Mais Fotos

Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA