Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

O PROFESSOR COMO EDUCADOR AMBIENTAL!

21/06/2022


A temática ambiental, as reflexões sobre a degradação do meio ambiente estão cada vez mais presentes nos debates educativos, visto que, o ambiente educador com sua função de formadora tem importante papel a desempenhar no que se remete à formação de um sujeito que possa viver de forma harmônica com o Planeta, usando os recursos naturais disponíveis de forma responsável.



Sabe-se que a situação de degradação ambiental cresce a cada dia e diante desta preocupante realidade é preciso que o educando seja levado à uma postura crítica frente ao uso desmedido dos recursos naturais.



É preciso que este entenda que suas ações interferem de forma direta para a preservação ou degradação do meio ambiente. Sendo assim, remete-se a importante função do docente como alguém capaz de fomentar ações de cuidado em relação ao meio ambiente.



É importante reconhecer o docente como alguém que por meio de sua atuação é capaz de despertar nos alunos a consciência sobre o cuidado com o meio ambiente e o agir de forma responsável, salientando a importância do agir escolar em prol da formação cidadã, destacando que por meio do trabalho desenvolvido na escola é possível desenvolver ações responsáveis para com a natureza.



O interesse pelo estudo se deu por ser educadora e perceber a necessidade de trabalhar ações para o cuidado com o meio ambiente. Uma vez que de uma convivência harmônica com a natureza depende a vida humana.



Por isso neste mês de Junho, foi comemorado no Dia 05 de Junho - O Dia Mundial do Meio Ambiente, data esta de extrema importância para o meio ambiente, a natureza e todos os ecossistemas existentes.



A data foi criada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, onde marcou a abertura da conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, conferência essa que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo. E tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Podemos perceber que os seres humanos são os principais responsáveis pelas mudanças graves que vem acontecendo em todo o mundo, como a perda da biodiversidade, poluição, extinção de espécies, desmatamento, e cabe a nós criar uma postura que impeçam que as nossas ações atinjam de modo irreversível a Terra.



Portanto, nessa Conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, onde apresenta princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.



Assim, neste mês de Junho, através da oficina Educativa com o uso de Informática, ministrada pela Professora Tainá Pires, foram desenvolvidas diversas atividades educativas, de pesquisa sobre os temas Meio Ambiente e Sustentabilidade, Lixos Recicláveis, Extinção de espécies, leitura de artigos, digitalizações de textos e questões reflexivas, juntamente com práticas pedagógicas como construção de cartazes e murais, confecção de lixos recicláveis com material de sucata, afim de enfatizar esta data que é tão importante e de cunho mundial. Motivar nossos participantes dentro e fora da Instituição do Cededica é nossa principal missão, mostrar ações educativas, promover a conscientização sobre o modo de agir que demonstre a prática de valores, autoestima, cuidados com a natureza e protagonista do meio onde vive, construindo propostas significativas de consumo consciente para uma melhor qualidade de vida.


Mais Fotos

Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA