Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

OFICINA DE INFORMÁTICA EDUCATICA ABORDA REFLEXÕES ACERCA DE TEMAS SOCIAIS RELEVANTES!

04/01/2023


O Brasil é o país com a segunda maior população negra do mundo. Apesar disso, situações racistas ainda acontecem com certa frequência em diversas esferas da sociedade. A principal maneira de gerar avanços em pensamentos como esses, é justamente por meio da educação.



E esta não só no sentido apresentado legalmente, mas como meio de fomentar discussões, rever o que foi posto ao longo do tempo, e principalmente estimular reflexões e soluções práticas para que o fim da discriminação racial finalmente seja alcançado em nosso país.



Percebendo a importância deste tema, a data escolhida para explanação foi o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de Novembro, e foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.



Celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma de levantar questões fundamentais a respeito da importância dos negros na construção da história do povo brasileiro. Para que uma mudança de pensamento aconteça, de fato, é preciso estimular o respeito pelas diferenças desde muito cedo.



Nos últimos tempos, vários estereótipos foram deixados de lado, entretanto, ainda há muito o que se fazer nesse sentido. Há muitos conceitos presentes no imaginário popular que precisam ser esclarecidos e desmistificados.



Por isso, através dos recursos de informática na Oficina de Informática Educativa foi possível realizar pesquisas e auxiliar nossos participantes na realização das atividades durante o projeto, como digitação no programa Word e Power Point para apresentação de trabalhos sobre o tema, pesquisa em sites e no Google Crome sobre a história do grande líder o Zumbi dos Palmares, também foram confeccionados folders explicativos, trabalhos manuais de pintura referentes a cultura afro-brasileira e importância da mulher negra na sociedade, e confecção de máscaras africanas com material de sucata, tinta e adereços diversos.



A Oficina de Informática Educativa é uma ferramenta importantíssima e uma grande aliada na educação, que por meio da pesquisa e interação agrega conhecimentos, participação, ensino-aprendizagem e socialização aos nossos participantes.



 


Mais Fotos

Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA