Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

Os benefícios das atividades Físicas na Adolescência

02/10/2018


            O Educador Físico Vinícius de Jesus Freitas, atuante na Oficina de Esportes do CEDEDICA pontua que a prática de atividade física é fundamental em qualquer idade, e na adolescência ela se faz muito importante porque é neste período que ocorre diversas mudanças com o corpo, mudanças emocionais e até mesmo no comportamento do indivíduo. Os jovens que praticam atividade física são mais produtivos e não ficam depressivos, pois a depressão vem sendo um problema na vida dos jovens por causa da fase de transição que eles passam e muitas vezes se sentem pressionados por causa do futuro incerto.



            A atividade física aumenta a auto-estima e faz com que eles conheçam o próprio corpo, diminui o excesso de peso fazendo com que a obesidade não os incomode, pois ela vem sendo um fator agravante entre as crianças e jovens que fazem parte desse mundo inovador.



            Alguns benefícios da atividade física na adolescência: Aumento da força e resistência muscular, agilidade, flexibilidade, da condição cardiorrespiratória, melhora da composição corporal com a diminuição do percentual de gordura, ajuda a evitar a obesidade, ensina o jovem a ter disciplina, afasta das drogas, promove o relacionamento social, estimula a superação e a resolução de problemas e dificuldades, melhora a postura, exercita tanto a independência do aluno, quanto o relacionamento em grupo.



            No CEDEDICA a prática de atividade física é realizada pelos adolescentes semanalmente, percebe-se que ao praticar esportes os adolescentes melhoram não só a coordenação motora, a agilidade e a capacidade cardiorrespiratória, mas os esportes ensinam os adolescentes a lidar com as frustrações, ensinando-os a respeitar os amigos da equipe e principalmente o respeito com os adversários.



            Além dos benefícios físicos, a prática de esportes traz para o adolescente o sentido de cooperação. São essas atividades que vão ajudar no processo de formação dos jovens.



 



Educador Físico Vinícius de Jesus Freitas



Oficina de Esportes Cededica


Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA