Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

Planejar a vida pessoal - o por quê? E como fazer?

10/08/2022


“Planejar a vida pessoal - o por quê? E como fazer?” foi o tema de palestra realizado no dia 10.08.22 pela Profª. Dra. Carla A. Centeno Bocchese no CEDEDICA aos jovens e seus responsáveis legais.



Planejamento: O que é isto?



Planejar significa visualizar/definir antecipadamente as ações/intenções que irão ocorrer na vida e que visa alcançar os objetivos propostos pela mesma.



Para que serve?



Melhorar a obtenção de êxito através da preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo.



Por que fazer um planejamento?



Com um planejamento bem elaborado o indivíduo ganha previsibilidade, qualidade e produtividade. Do contrário, o que se vê é retrabalho, desperdício e insucesso ou sucesso por acaso, o que é uma raridade.



O planejamento apresenta as seguintes características:




  1. É um processo permanente e contínuo, ou seja, a função de planejar é realizada a todo momento;


  2. É sempre voltado para o futuro, isto é, o planejamento visa antecipar as ações que irão ocorrer em um momento futuro, pois as ações e atitudes que acontecem no presente não necessitam de planejamento, já que estão sendo feitas;


  3. Se preocupa com a racionalidade da tomada de decisões – é o aspecto que torna o planejamento uma ferramenta importante, visto que as atitudes e tomada de decisões são feitas em meio racional, sem se basear em decisões emocionais.


  4. Visa relacionar entre várias alternativas disponíveis, em decorrência de suas consequências futuras e das possibilidades de interferência em sua execução e realização;


  5. É uma técnica de mudança e inovação, onde a organização consegue introduzir mudanças e inovar gradativamente com a utilização da ferramenta de planejamento.



A Profª. Dra. Carla A. Centeno Bocchese explica que antes de fazer um planejamento, ou tomar quaisquer decisões, é importante que você entenda mais sobre você, tenha conhecimento das suas fraquezas, ameaças, pontos fortes e oportunidades. O conhecimento pessoal permite que você determine o ponto de partida do seu planejamento pessoal. 



É fundamental que você defina suas missões e valores, ou seja, utilize de perguntas pontuais para compreender quais são suas missões, o estado atual e o estado desejado; questione-se constantemente sobre o que você deseja alcançar ao longo do tempo e onde espera chegar; e, na hora de desenhar o caminho ideal para colocar todos os seus afazeres e metas em prática, tenha em mente os seus valores pessoais.



Outro aspecto importante para um bom planejamento consiste em dividir sua vida em áreas de atuação:




  • Para facilitar o desenvolvimento do planejamento, determine as áreas de atuação da sua vida que tenham maior relevância;


  • Alguns dos núcleos considerados mais importantes são: profissional, financeiro e social;


  • Organize a quantidade de tempo disponível para investir em ações práticas em cada uma dessas áreas, pensando nos afazeres diários, semanais e mensais. 



Por isso, defina metas e objetivos




  • Sabendo o que deseja alcançar e onde pretende chegar ao longo do tempo, defina quais são as suas metas e objetivos;


  • Lembre-se de pensar em metas individuais para cada uma das áreas selecionadas, levando em consideração prazo para execução, valores pessoais e o caminho mais adequado;



Pois, um grande erro nesta situação é estruturar objetivos inalcançáveis ou até mesmo buscar por algo que seja totalmente distante da missão determinada na etapa.



E, por fim, acompanhe seu desempenho praticando a comparação entre o resultado desejado e o realizao:




  • De nada adianta criar um planejamento pessoal se todo o seu esforço não é acompanhado diariamente;


  • Medir o andamento de cada uma das metas é importante para que você tenha dimensão do que está surtindo efeito e do que realmente tem sido perda de tempo ou dinheiro. 



O CEDEDICA agradece imensamente todos os profissionais que contribuem para o fortalecimento da disseminação do conhecimento em vistas de construção de um mundo melhor.



 


Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA