Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

Programa Primeira Infância Melhor completa 13 anos de atividades em Vacaria

19/11/2019

    O programa Primeira Infância Melhor, PIM, atua em 23 bairros de Vacaria desde 2006. São 13 visitadoras que atendem em média 24 famílias. Há uma coordenadora e duas monitoras. São atendidas 290 crianças, 24 gestantes e ao todo são 305 famílias.

    São realizadas atividades que auxiliam no desenvolvimento das crianças de 0 a seis anos de idade. O atendimento é prestado por 45 minutos na casa da família cadastrada.

    A gestão do programa no município é feita pelo CEDEDICA. As visitadoras passam por uma seleção e depois por treinamentos periódicos. Ereni de Oliveira Pereira Silva é visitadora do PIM há 11 anos nos bairros São José e Kennedy. Ela conta que sempre ocorre uma troca de experiências com as famílias.

    A coordenadora do PIM, Elisandra Rissardi Polasso, acrescenta que relatórios das escolas contataram que as crianças que passaram pelo programa apresentam melhor desempenho.

    Adriana dos Santos Godois rabalha há oito anos como visitadora no bairro Imperal. Ela destaca a felicidade das mães quando visitadas. Fabíola Souza Fonseca é uma das mães que participa das atividades do PIM no bairro Imperial. Faz uma ano que a filha dela de dois anos está inserida no trabalho da visitadora. Ela destaca que é um aprendizado em conjunto. A Aline dos Santos Pereira atua nos bairros Vitória e Municipal. Ela acrescenta que as famílias valorizam as atividades realizadas. Cita o caso do material reciclado que é utilizado para estimular as crianças.

    A visitadora dos bairros Imperial e Franciosi é Raquel Donadello. Atende 26 crianças. Recentemente nasceram quatro bebês. Suelen da Silva Suzin atende 21 famílias na Chácara das Palmeiras. Ela pretende até o fim desta semana incluir mais três famílias. Alanes Borges Souza foi monitora e agora atua como visitadora do bairro Barcelos há cindo meses. Ressalta que está satisfeita com o retorno que recebe das famílias atendidas.

    Está em andamento ate dia 23 a programação da XV Semana Municipal do Bebê. Estão sendo realizadas palestras na Unidades Básicas de Saúde sobre os mais variados temas, destaca a coordenadora Elisandra Rissardi Polasso.

   

Fonte: Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Fátima

Foto: RD Fátima

Voltar

Informações

Rua Teodoro Camargo ,424 - Centro - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA