Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

PROJETO DE OFICINA DE ARTESANATO BONECAS AFRICANAS FEITAS EM GARRAFAS REAPROVEITADAS

18/11/2019


    No dia 18 de novembro, na sede do PIM, a professora do Artesanato do CEDEDICA, Angela Boeira Soares, reuniu-se com as visitadoras do programa para ministrar aula de artesanato com biscuit, a fim de trabalhar a reciclagem de garrafas, tecidos e sucatas.



    No encontro as participantes aprenderam sobre:



1. Limpeza das garrafas;



2. Preparação do biscuit e modelagem na garrafa;



3. Após a secagem do biscuit (72h) será confeccionado os cabelos e a roupa;



4. Finalização: Pintura do rosto.



     Na cultura ocidental a definição atual de um boneco é muito estreita, significa um brinquedo para uma criança. Nem sempre tem sido assim. Na Itália renascentista um boneco fazia parte da lista como fazendo parte do dote da noiva. A mulher era encorajada a dar banho, alimentar a boneca com a esperança de que ela futuramente iria gerar uma criança agradável e saudável. Isto demonstra que não são só as culturas africanas a utilizarem os seus bonecos como rituais.



     Existem exemplos semelhantes em muitas outras culturas em todo o mundo. A boneca africana também não é considerada um brinquedo. Ela tem um significado bastante diferente e é utilizada com uma finalidade bem determinada. Uma lenda Ashanti conta que há muitos anos uma mulher grávida, um dia, esculpiu e aprimorou uma linda estatueta de madeira. Trouxe-a consigo durante meses, até dar à luz uma menina muito linda, semelhante à estatueta que havia esculpido. Desde então, todas as mulheres grávidas andam com uma estatueta às costas, que reproduz as formas anatômicas “perfeitas”, pelo menos segundo as tradições de beleza próprias da cultura.



     Segundo a professora Ângela, a tarde foi bem proveitosa, divertida e as participantes mostraram muito interesse e criatividade resultando em lindas produções.



 


Mais Fotos

Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA