Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

SERVIÇO SOCIAL E COVID-19

10/06/2021


Uma das consequências do atual padrão de acumulação capitalista, com todas as suas calamitosas divisões, é o reaparecimento de ciclos epidêmicos, tanto de conhecidas enfermidades, quanto o aparecimento de novas morbidades, como COVID-19. Alguns dos impactos já observados, assim como o acirramento da crise no sistema público de saúde, expõem caoticamente as fraturas da “questão social”. 



O Serviço Social, é uma profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, e realiza sua ação profissional no âmbito das políticas socioassistenciais, tanto na esfera pública quanto na privada. No CEDEDICA, o Assistente Social atua diretamente com os adolescentes atendidos e suas famílias. 



Dentre as principais áreas de atuação de assistentes sociais destaca-se a saúde, além da assistência social, previdência social, habitação, educação e campo sócio jurídico. 



A Assistente Social do CEDEDICA, Sra. Franciele Rosario de Oliveira, destaca que o Serviço Social atua na área das relações sociais, mas sua especificidade deve ser buscada nos objetivos profissionais, tendo estes que serem adequadamente formulados guardando estreita relação com o objeto das ações. É a partir dessa formulação dos objetivos que se garante, em parte, a especificidade de uma profissão, que demanda, também, um corpo de conhecimentos teóricos, métodos de investigação e intervenção e um sistema de valores e concepções ideológicos. 



Sendo assim, o Serviço Social é uma prática, um processo de atuação que se alimenta por uma teoria e volta à prática para transformá-la, iniciando na prática dos sujeitos frente aos desafios de sua realidade. 



De maneira desconcertante, a pandemia do Corona vírus impactou o Estado, os serviços de saúde e assistência social, a pesquisa científica e as próprias relações sociais, sendo os impactos por ela causados, diversos, em maior ou menor escala. 



O Serviço Social, como uma profissão socialmente determinada no interior da divisão sociotécnica do trabalho, encontra espaço para propor reflexões e possíveis caminhos para enfrentar a pandemia de COVID-19. 



A atuação de assistentes sociais é essencial para enfrentar a crise da COVID-19, pois sabemos que, no conjunto das atribuições e competências profissionais, possuem a capacidade de elaborar projetos, avaliar políticas públicas, e interferir na dinâmica das relações sociais. 



Cabe ao Serviço Social, numa ação articulada com outros segmentos que defendem o SUS, formular estratégias que busquem reforçar ou criar experiências nos serviços de saúde que efetivem o direito social à saúde. 



O processo de trabalho do Assistente Social no CEDEDICA está diretamente ligado à atuação em sua dimensão educativa, principalmente nesse contexto de pandemia, pois desenvolve ações que incidem sobre comportamentos e atitudes do público atendido. Isso permite trabalhar nas expressões concretas das relações sociais, no cotidiano da vida dos sujeitos e faz com que disponha de relativa autonomia na condução do exercício das funções institucionais. 



Por fim, não existem fórmulas prontas para o enfrentamento da crise causada pela COVID-19 e nem há como partir somente de uma categoria profissional as respostas para tal. Porém, não devemos parar frente a obstáculos que se apresentam na atualidade e nem desconsiderar que há muitas intervenções a serem desenvolvidas por profissionais de Serviço Social.            Nesse sentido, estão sendo construídas reflexões e propostas, em termos de referenciais e de lutas para nortear possíveis caminhos e ações, procurando articular o enfrentamento da crise da pandemia do COVID-19 à construção de um novo projeto societário. 



 



 


Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA