Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

TEMPO DE SORRIR COM O OLHAR: CEDEDICA 15 ANOS DE ATIVIDADES

21/09/2020


       Neste 21 de Setembro foi comemorado 15 anos de atividades desenvolvidas pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP CEDEDICA.



       Atualmente o CEDEDICA executa as Medidas Socioeducativas em meio aberto de prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida além de algumas medidas protetivas.



       A partir da Prática do Ato Infracional, boletim de ocorrência realizado pela Delegacia de Polícia, Audiência de Apresentação na Promotoria de Justiça – Curadoria da Infância e Juventude e Juizado da Infância e Juventude, os adolescentes infratores são encaminhados ao CEDEDICA. Somam-se hoje, 21 jovens inseridos nas medidas socioeducativas.



       O programa PIM, também executado pelo CEDEDICA, atende 260 crianças de 0 a 6 anos de idade e realiza acompanhamento a 12 gestantes. Este tem por objetivo orientar as famílias e as gestantes, a partir de sua cultura e experiência, para que promovam o desenvolvimento integral das crianças, priorizando o desenvolvimento infantil através de atividades que contemplam aspectos como comunicação e linguagem, habilidades intelectuais, motricidade fina e ampla, valorização do meio que vivem, jogos e brincadeiras, afetividade, saúde, higiene e nutrição.



       Equipes de profissionais capacitados realizam atendimentos às crianças, aos jovens e suas famílias, promovendo espaços de aprendizagens. O CEDEDICA também realiza a seleção e encaminhamento de jovens ao primeiro emprego junto ao CONSEPRO e trabalha com Projetos e Oficinas Pedagógicas. E, superando expectativas no que se refere à diminuição de impactos, mesmo diante da atualidade e com as adversidades decorrentes deste período de pandemia devido ao Novo Coronavirus, seguindo rigorosamente as orientações, foram realizadas buscas, alternativas e adaptações para a manutenção das ações de forma ininterrupta em todos os seguimentos e programas desenvolvidos pelo CEDEDICA.



       É correto afirmarmos que ao longo dessa trajetória somaram-se inúmeras conquistas, mas as mais significativas estão centradas na superação, na transformação comportamental, na contenção da reincidência dos atos infracionais, na resiliência e no amplo desenvolvimento infantil. Conquistas que seguem princípios e valores que têm como pilares o respeito à diversidade com a valorização às diferenças biopsicossociais; o comprometimento e a participação ativa entre todos os atores envolvidos atuando com o objetivo de construir soluções para uma sociedade melhor para todos; a solidariedade como sentimento legítimo de considerar o bem do próximo e da comunidade como um todo; a empatia, considerando a capacidade de colocar-se no lugar do outro, na sua realidade, nos seus sentimentos e expectativas; a multidisciplinaridade através de uma visão sistêmica que traz em si a capacidade de enxergar como todas as partes interagem para construir um todo mais coeso e consistente; a própria inclusão da voz das pessoas que encontram-se à margem da sociedade e dos padrões comuns estabelecidos e, ainda, a atuação conjunta com outras organizações na busca por novos caminhos para ganhar escala, efetividade e formas inovadoras de resolver os problemas complexos.



                                                                              CEDEDICA 15 anos!



       A presidência do CEDEDICA juntamente com a diretoria, equipe de colaboradores, adolescentes e crianças beneficiadas, reconhece, reverencia e agradece todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram positivamente para a construção desses 15 anos de história!



“Pensar nas próximas gerações nos inspira a, junto com as crianças e adolescentes, construir um mundo melhor hoje.” (Santos, E.R.).



                                                                                                                                                                                                      Decoração: Gentileza Cantinho Encantado


Mais Fotos

Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA