Cededica - Vacaria/RS

Cededica - Centro de Defese dos Direitos da Criança e do Adolescente - Vacaria/RS

Tênis de Mesa

23/03/2022


TÊNIS DE MESA


 


 


      O Tênis de Mesa considerado um esporte com a bola mais veloz do mundo, cuja raquete pode produzir uma força motriz de grande efeito, é um dos esportes mais populares no mundo, se considerado pela quantidade de jogadores.


 


      Também chamada de Pingue-Pongue e Mesatenismo, a modalidade teve seu início na Inglaterra (Século XIX) e inicialmente foi chamado de ping pong, mas alguns anos depois se tornou uma Marca Registrada e foi convencionado se chamar de Tênis de Mesa. 


 


      Atualmente a China é o país que lidera o ranking em popularidade do esporte, com mais de 10 milhões de adeptos devidamente registrados na Federação. Esta enorme marca se deu devido a propagação do esporte pelo líder Mao Tse-Tung, que incentivou os chineses a praticarem o Tênis de Mesa pela pouca utilização de espaço físico. No mundo todo são mais de 40 milhões de praticantes (Federados) e aproximadamente 300 milhões cuja prática é esporádica.


 


       As regras do esporte são específicas, uma partida é disputada em Sets ímpares, os torneios no âmbito nacional possuem o padrão de disputa com um melhor de 5 Sets e os internacionais cujo limite é de 7 sets. Vence a partida o jogador que ganhar 3 ou 4 Sets. A contagem do Set é feita até 11 e se houver empate, será somado mais dois pontos de vantagem. Para iniciar o jogo, começa com o saque de um dos adversários  e segue a marcação da pontuação geral.


 


       O Prof. de Educação Física Vinícius de Jesus Freitas, CREF: 026671-0, atuante no CEDEDICA considera que este esporte trás consigo muitos benefícios para a saúde. São eles:


 


 


1- Coordenação motora: em geral melhora o equilíbrio; velocidade; reflexos; senso de direção; coordenação olho-mão; 


2- Melhora os reflexos: Devido a natureza desse esporte ser de ritmo acelerado e a curta distância, ambos os movimentos musculares axiais e apendiculares são melhorados. O jogo se distingue por rajadas de esforço e recuperação, levando ao desenvolvimento de contrações rápidas.


3- Não sobrecarrega as articulações: Comparando com outros esportes o tênis de mesa tem menor incidência de contusões em joelhos, costas e tornozelos. É uma ótima maneira de melhorar a força nas pernas, braços e tronco, sem sobrecarregar suas articulações.


4- Queima de calorias: Uma pessoa de 68 quilos pode queimar 272 calorias ao jogar tênis de mesa por uma hora. Considerando o fato de que o esporte é divertido, ele pode ser uma maneira divertida e fácil de queimar calorias.


5- Melhora o equilíbrio: Ficar equilibrado e ser capaz de mudar rapidamente de direção são a chave para ser bem-sucedido em um encontro de pingue-pongue. 


6- Ganhos sociais: O tênis de mesa oferece uma ótima maneira de se relacionar com outras pessoas enquanto você perde peso. Porque as pessoas adolescentes e adultos podem jogar juntos. Este esporte pode ajudar a melhorar a comunicação e construir relacionamentos, independentemente da idade. Jogando em casa com irmãos ou pais, além de atrair membros da família para mais próximo, e assim, permite passar mais tempo de qualidade em união.


 


      O CEDEDICA, convida a comunidade a conhecer a Oficina de Esportes que  oferece também esta modalidade de aprendizagem aos adolescentes participantes.

Mais Fotos

Voltar

Informações

Rua Major Flamino Moreira, 92 - B. Fátima - 95210-072 - Vacaria/RS
Fone/Fax: (54) 3232-8324
E-mail: contato@cededicavacaria.org.br

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta: 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30

Copyright © - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDEDICA